top of page
Foto do escritorCamila Barros

4 motivos comuns que fazem seu cão puxar a guia e como treiná-lo corretamente




De maneira geral existem pelo menos quatro justificativas para que o passeio com o seu cão seja chato, e às vezes doloroso, devido aos puxões na guia. E esse passeio desagradável faz com que os tutores desistam de proporcionar esses momentos aos cães e com isso alguns problemas comportamentais surgem devido à falta de socialização e gasto de energia.

Estes podem ser os motivos:⠀


1 - Seu cão não sabe passear com os equipamentos de passeio.


Sim! Ele não puxa de propósito, ele simplesmente não aprendeu como funciona um passeio. Você sabia que cães não carregam em sua informação genética como eles devem passear com coleira e guia? Portanto eles não nascem sabendo e por isso é obrigação dos seres humanos ensinar de forma positiva.


2 - O ritmo de passeio do seu cão pode ser mais acelerado que o seu.


Já percebeu que eles são mais rápidos que nós e por isso sempre estão mais adiantados? Nestes casos uma guia longa (acima de 1,5 m) pode resolver este problema.


3 - Os cães podem ter a necessidade de explorar o ambiente o mais rápido possível!


Quanto mais estímulos e mais recursos na rua que os cães considerem importantes (pessoas, animais, aquele poste cheio de xixi de outros cães, etc.) mais eles irão puxar a guia para alcançar o objetivo. Que tal dar início aos treinos dentro de casa ou em ambientes mais calmos?


4 - O comportamento de puxar a guia é reforçado por você!


Sim, você, mesmo que sem querer, ensinou ao seu cão que ele só consegue chegar ao destino ou recurso desejado se ele puxar a guia. Portanto, se você parar de andar imediatamente e somente voltar a caminhar assim que o animal afrouxar a guia, você passa a associar que os puxões interrompem o passeio, e que andar mais devagar gera a continuação do mesmo.


Agora vamos a dois pontos importantíssimos que esclarece ainda mais as dúvidas relacionadas a passeios dos cães:


1) Esqueça de vez aquela história de que cães devem andar somente ao lado e nunca à sua frente. Permita que o animal explore o ambiente, interaja de forma positiva e fareje bastante!


2) O equipamento ideal não é o enforcador ou a guia unificada (nome mais bonito para enforcador). Eu indico o uso das peitorais em formato de H por sua segurança ao animal e provocar menos desconforto. Existem várias marcas e modelos no mercado.


Precisando de ajuda para adestrar o seu cãozinho? Entre em contato conosco!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page