top of page
Foto do escritorCamila Barros

Como preparar o lugar perfeito para o filhote em casa?




O filhote chegou em casa! E agora? Onde devo deixá-lo? O que deve conter no espaço destinado a ele? Ele precisará permanecer neste local por quanto tempo? Estas são as dúvidas de centenas de tutores que já me procuraram para pedir ajuda. E por isso eu decidi contar para vocês o que é um cantinho ideal e como este local pode te auxiliar para evitar ou resolver os principais problemas relacionados aos filhotes: necessidades fora do lugar e destruição de objetos. Continue lendo para saber mais!


O que é um cantinho ideal para filhotes?


É o local onde seu filhote permanecerá uma boa parte do tempo e irá aprender as primeiras lições de como deve se comportar, brincar e fazer as suas necessidades no banheirinho canino (jornal, tapete higiênico, etc).

O cantinho do filhote não pode ser encarado como um castigo e sim como um quartinho super especial onde coisas boas acontecem e, consequentemente, ele sinta-se seguro e confortável na ausência dos seus tutores.


Qual a importância deste cantinho?


Eu vou te dar três bons motivos para você iniciar hoje mesmo a preparação de um cantinho ideal para o seu filhote:


Primeiro: se você deseja ensinar um local específico para que o filhote faça suas necessidades, este filhote não pode ter acesso a sua casa inteira. Vamos pensar juntos: filhotes não conseguem ter total controle sobre suas bexigas e a vontade de fazer o número 2. Onde ele estiver (seja na sua sala de estar ou na cozinha) este filhote irá se aliviar assim que a vontade bater. Desta forma, o cão é auto recompensado pelo alívio que esse comportamento traz e na sua cabecinha não há nada de errado em fazer xixi no chão ou no seu tapete felpudo da sala de TV.


Segundo: filhotes são fofinhos mas possuem dentinhos nervosos. Roer é um comportamento natural dos cães e é mais acentuado durante seus primeiros meses de vida, quando a vontade de conhecer o mundo com a boca se mistura com a troca de dentição. Então por que deixar seu filhote ter acesso ao sofá ou pé da cama se ainda não podemos dar um voto de confiança a este ser? Ou ainda deixar ele conhecer o quão prazeroso é mastigar um sapato que foi deixado para trás no meio da casa?


Terceiro: você já ouviu falar da síndrome da ansiedade por separação (SAS)? É um problema seríssimo que envolve o fato de o cão não saber lidar bem com a solidão. Trata-se de uma fobia. Ficar só é encarado pelo cão como algo muito ruim e os sintomas mais comuns são falta de apetite, depressão, latidos ou choros em excesso, destruição de objetos da casa e eliminação em locais inadequados. Em alguns casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos aliado ao treinamento e pode durar até anos. E é por isso que seu filhote deve aprender desde cedo que ele pode ficar sozinho por algum período e ficar bem. Deste modo, o cantinho ideal irá te ajudar a ter um cão independente emocionalmente e que entenda as nossas partidas como evento um normal e rotineiro.


Como preparar e o que deve conter o cantinho ideal para filhotes?


Seu filhote não precisa de apartamento de 500 m². Destinar um espaço onde seja suficiente para caber uma caminha confortável, comedouro, bebedouro, brinquedos e banheiro já está de bom tamanho.

Para limitar um espaço na sua casa você precisará de barreiras físicas que impeçam o filhote de ultrapassá-las ou de um cercado para filhotes. Este último bastante comum em petshops e o preferido entre os treinadores.

Em uma extremidade do cantinho você deve colocar o material escolhido como banheiro (de preferência feito de um material absorvente) e no outro lado a caminha, água e comedouro.

Você deve também investir em brinquedos que promovam o enriquecimento ambiental. Os meus preferidos são os ossos de nylon duro e brinquedos recheáveis (monstrinhos, bonequinhas, kong, etc). Desta forma, seu filhote sempre terá coisas para fazer e ele aprenderá desde cedo quais são os objetos que ele deve interagir.


Em quais momentos o meu filhote deve permanecer no cantinho?


Seu filhote precisa estar lá sempre após se alimentar para que possa fazer suas necessidades no local correto e em alguns momentos do dia, principalmente aqueles em que ele não está sendo monitorado! Filhotes não devem ficar sozinhos pela casa, pois desta forma você aumentará as chances do seu cão cometer algum erro e você se deparar com alguma surpresinha. O seu cão também pode dormir no cantinho dele durante a noite ou se preferir levar ele com você para o seu quarto, lembre-se de levar também uma amostra do seu banheirinho e sua própria caminha.


Bons treinos!


Ficou alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page