Ter um cão sociável e que não seja agressivo com pessoas que não pertençam a sua família e outros cães é o desejo de muitas pessoas. Mas o que pouca gente sabe é que a fase de socialização dos cães é um período crucial no desenvolvimento da personalidade do animal.
O que acontece ou não durante a fase de socialização pode ter efeito permanente na vida do cão adulto. Assim como na sua habilidade de aprender, seu comportamento e como ele responde ao adestramento.
A fase de socialização compreende os primeiros 3 ou 4 meses de vida dos cães. Neste período, os cães apresentam um poderoso impulso de aprender sobre o mundo e podem se ajustar facilmente a qualquer tipo de ambiente que eles possam viver.
Nesta idade os cães reagem ao desconhecido com medo. No entanto, este sentimento se anula caso o cão tenha tido uma experiência positiva com o novo estímulo, ou seja, se esta experiência ocorreu de modo que por si mesma não inspirou o medo.
Durante esta fase é muito importante expor o filhote aos mais variados estímulos. Um destes estímulos é o ruído estrondoso de fogos de artifício. Uma pesquisa mostrou que escutar o som de fogos de artifício durante o período de socialização previne o desenvolvimento de fobia de ruídos fortes.
Em geral, os cães que tiveram oportunidades de ser expostos de forma positiva a diferentes situações durante a fase de socialização lidam melhor com tais situações e possuem a habilidade de traçar melhores estratégias quando se enfrenta o inesperado. Em outras palavras, serão menos vulneráveis ao desenvolvimento de ansiedades e tenderão a não reagir com agressão ou evasão quando confrontados com algo não familiar.
Apresente seu cão a pessoas de ambos os sexos, idades e tipos físicos mais variados possível. Sempre que possível frequente lugares públicos pet friendly e peça para que crianças e idosos ofereçam em suas mãos petiscos deliciosos. Deixe que ele conheça e brinque com cães de diferentes raças e idades também, desde que estes cães sejam amigáveis. Estas experiências trarão muitos benefícios e tornarão o seu cão um adulto sociável e amável.
A fase mais importante na vida do seu filhote é um período de muito aprendizado, e por isso, o adestramento deve ser iniciado o mais rápido possível. Comece o treinamento assim que o filhote chegar em seu novo lar e ensine os comandos básicos de obediência. Se precisar de ajuda contrate um adestrador positivo.
Precisando de ajuda para adestrar o seu cãozinho? Entre em contato conosco!
Comentários