Benefícios do adestramento positivo
- Camila Barros
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de set. de 2024
Quando se fala em adestrar um cão, o que vem a mente de muitas pessoas são os métodos cruéis utilizados para que os animais desempenhem comandos de obediência ou truques. Ou, quando não pensam desta maneira, muitas pessoas acreditam que o adestramento de cães é uma atividade extremamente árdua e de difícil execução.
Adestrar o seu cão utilizando a metodologia adequada pode ser uma atividade prazerosa e simples de praticar. Além do mais, o adestramento traz uma série de benefícios para você e para o seu melhor amigo. Dentre esses benefícios que o adestramento de cães proporciona estão:
- Melhoria na comunicação entre você e o seu cão.
Nós já sabemos que os cães não falam a nossa língua (seja ela o português, inglês, espanhol, ou qualquer outra língua falada no mundo). Imagine-se viajando para a China sem saber falar uma só palavra em Mandarim. Provavelmente pedir uma comida num restaurante ou pedir alguma informação sobre um endereço na rua seria um verdadeiro martírio. As mesmas dificuldades nas tentativas de comunicação que você teria na China, o seu cãozinho tem com você no dia a dia. Mas essa comunicação pode ser melhorada se você passar a ensinar ao seu cachorro o que você espera que ele faça através dos comandos dados a ele. Por exemplo, o comando “senta” para receber um carinho, ao invés de pular em você ou nas visitas na tentativa de conseguir atenção.
- Obediência.
Ter um cachorro obediente é ter um animal agradável e educado, no qual é possível realizar atividades prazerosas tanto para você quanto para ele. Por exemplo, leva-lo em ambientes pet friendly, fazer passeios ou viagens, recepcionar visitas em casa e receber elogios pelo cão bem-comportado. E para isso, você precisa ensiná-lo os comandos básicos do adestramento (senta, deita, fica e vem) e aplicá-los no dia a dia.
- Estreitar ainda mais os laços de amizade entre você e o seu melhor amigo.
O adestramento positivo (aquele que não utiliza agressões físicas ou punições) é a maneira mais divertida e prazerosa de ensinar e educar o seu cachorro. Os comportamentos desejados são reforçados através da entrega de recompensas valiosas para o seu cão. Essas recompensas podem ser petiscos deliciosos ou a própria ração. Outras recompensas, como por exemplo o brinquedo predileto do animal ou o carinho do seu tutor, também são objetos infalíveis de troca por um bom comportamento. Vale lembrar também que a ciência já demonstrou que o simples fato do animal interagir de forma positiva com o seu tutor já é algo extremamente recompensador para o animal. Com isso, um relacionamento a base de respeito e confiança é construído com o auxílio do adestramento positivo.
Comments